Ensino Fundamental- anos iniciais
No Ensino Fundamental – anos iniciais - do Colégio Monteiro Lobato, o aluno é estimulado a desenvolver a autonomia e a responsabilidade consigo e com o outro. Toda prática pedagógica se fundamenta em princípios e valores que, para além da excelência da dimensão cognitiva, estão pautados no desenvolvimento de competências e habilidades, preconizam a aquisição de atitudes e comportamentos que privilegiem o “saber fazer” e o desenvolvimento socioemocional expresso no respeito, na empatia e na colaboração mútua.
Através do componente curricular “Eu No Mundo”, ampliamos a acolhida e a afetividade – marcas distintivas da Escola – dando ferramentas para que nossos alunos sejam autônomos tanto para a organização de seus materiais, gestão de tempo e resolução de problemas (âmbito individual), como para seu posicionamento nas mais diversas situações (âmbito coletivo).
O cotidiano dos alunos do Ensino Fundamental – anos iniciais – é composto por inúmeras experiências pedagógicas que englobam as disciplinas comuns do currículo, como outros campos de experiência, dentre os quais podemos destacar Artes, Musicalidade, Educação Socioemocional, Redação e Lógica.
Esse amplo repertório de atividades, aliado ao uso de tecnologias de informação e comunicação, propicia o pleno desenvolvimento das potencialidades de cada aluno. O trabalho de Redação e Raciocínio Lógico são importantes diferenciais, uma vez que, de forma transdisciplinar, as competências e habilidades desenvolvidas permitem ao aluno assumir o protagonismo de seu processo de aprendizagem em toda sua trajetória acadêmica.
Ensino Fundamental – Anos Finais
No Ensino Fundamental – Anos Finais, o processo educacional ganha contornos mais complexos, com um currículo transdisciplinar variado, onde constam atividades sequenciadas em diversos campos, com análises de contexto aprofundadas, dando um start em um novo paradigma conceitual.
Nosso aluno é estimulado a lapidar o pensamento crítico-reflexivo e a praticar a cidadania dentro e fora do ambiente escolar, nas diversas situações que lhes são apresentadas: resolução de problemas reais, sua relação com o mundo e consigo, construção individual e coletiva de conhecimento.
Nesta etapa de sua escolarização, o jovem amplia sobremaneira seu repertório de vivências, construindo a autonomia que lhe convoca a gerir o tempo e assumir responsabilidades.
Todo este processo conta com a acolhida da Equipe Pedagógica da Escola – altamente capacitada – e com a participação das famílias, que referendam e atribuem significado a estas aquisições, propiciando o desenvolvimento cognitivo e socioemocional.
À Equipe Pedagógica cabe também o acompanhamento individual de cada um dos nossos jovens, auxiliando-os não só no que diz respeito às questões de ensino-aprendizagem, mas também na estruturação de rotinas específicas de estudo, planejamento, organização e disciplina, ingredientes imprescindíveis para a formação integral.
Nos anos finais do Ensino Fundamental, nossos alunos são desafiados, nas disciplinas curriculares e nas demais experiências, a articular ideias, buscar soluções de problemas e escolher caminhos baseados em sua capacidade de comunicação, valendo-se do espírito investigativo e colaborativo.