Projeto Pedagógico

Conheça o Projeto Pedagógico da Escola Monteiro Lobato

O Projeto Pedagógico da Monteiro Lobato se organiza a partir de crenças, valores e princípios que norteiam a prática pedagógica e o planejamento das ações e atitudes orientadoras da educação de nossos alunos.

Estas crenças, fundamentadas na Teoria Psicogenética de Jean Piaget e na compreensão da Teoria Freudiana, se apoiam em princípios humanitários que norteiam os valores reguladores das nossas decisões e ações.

image

Princípios

− Educação para humanização;

− Formação de pessoas autônomas, críticas e pró-ativas;

− Articulação entre Teoria e Prática – através da contextualização dos conteúdos;

− Escola e família como parceiras indispensáveis para a educação;

− A construção coletiva do trabalho em equipe.

image

Valores

− Trabalho coletivo ou em equipe;

− Conhecimento fundamentado em leitura e pesquisa;

− Coerência entre discurso e ação e entre teoria e prática;

− Respeito em todas as dimensões (às individualidades e às diferenças de religião, ideologia, etnia, classe social, etc

− Planejamento e organização;

− Pontualidade e assiduidade;

− Disciplina;

− Segurança no ambiente escolar;

− Negociação para resolução de conflitos;

− Combate ao desperdício;

− Afetividade nas relações;

− Ética;

− Bom-senso.

image

Projeto Pedagógico: Relações Interpessoais

A Escola Monteiro Lobato é uma instituição pautada pelo sentimento de FRATERNIDADE. Para nós, cada um que atua no fazer pedagógico cotidiano – colaboradores, alunos, pais ou familiares – traz consigo uma relevante missão de co-autor do nosso Projeto, sendo essencial à sua concretização.


A manutenção de princípios que julgamos essenciais para a condução de uma pedagogia voltada para a cidadania permeia o cotidiano escolar.


De um lado, através do nosso pessoal, ocorre uma constante busca da significação do espaço coletivo, levando os alunos a perceberem que as necessidades do grupo devem se sobrepor aos desejos individuais.


De outro lado, estão as famílias que aderem ao nosso Projeto e referendam as posturas da Escola, agindo como verdadeiros multiplicadores dessa crença.


Os protagonistas desse processo – nossos alunos – são capazes de dialogar, tolerar as diferenças, revelando-se assim, em sua trajetória escolar verdadeiros cidadãos.


No âmbito do processo de ensino-aprendizagem, desenvolvem uma postura curiosa e atuante, tendo como foco uma formação que contempla cognição-postura-atitude.


Para construir a integração de toda a equipe e sua coesão no que concerne à Proposta Pedagógica da Escola, investimos maciçamente na formação continuada dos nossos profissionais, ao tempo em que fazemos das nossas Reuniões Psicopedagógicas espaços de reflexão e aprendizagem sobre o papel dos pais na continuidade do que é iniciado e transmitido na Escola.


Por fim, nesse espaço, as relações entre pais-professores-alunos e demais componentes da instituição são tecidas de modo a garantir o crescimento de nossos alunos no que diz respeito ao aprender e ao SER.

image

Projeto Pedagógico: Currículo e Metodologia

O currículo da Escola Monteiro Lobato tem como referência a matriz da Teoria Cognitiva de Jean Piaget, para a organização de seus conteúdos e vivências de aprendizagem.


No cotidiano escolar, procuramos ir além dos conteúdos, trazendo sempre à tona temas que contemplem as dimensões acadêmica e moral de cada um de nossos estudantes. Temos também uma efetiva preocupação em orientá-los para o estudo em classe e em casa, com o propósito de construir a sua competência e autonomia.

Escola Monteiro Lobato, reinventando o fazer educativo!