Projeto Pedagógico: Relações Interpessoais
A Escola Monteiro Lobato é uma instituição pautada pelo sentimento de FRATERNIDADE. Para nós, cada um que atua no fazer pedagógico cotidiano – colaboradores, alunos, pais ou familiares – traz consigo uma relevante missão de co-autor do nosso Projeto, sendo essencial à sua concretização.
A manutenção de princípios que julgamos essenciais para a condução de uma pedagogia voltada para a cidadania permeia o cotidiano escolar.
De um lado, através do nosso pessoal, ocorre uma constante busca da significação do espaço coletivo, levando os alunos a perceberem que as necessidades do grupo devem se sobrepor aos desejos individuais.
De outro lado, estão as famílias que aderem ao nosso Projeto e referendam as posturas da Escola, agindo como verdadeiros multiplicadores dessa crença.
Os protagonistas desse processo – nossos alunos – são capazes de dialogar, tolerar as diferenças, revelando-se assim, em sua trajetória escolar verdadeiros cidadãos.
No âmbito do processo de ensino-aprendizagem, desenvolvem uma postura curiosa e atuante, tendo como foco uma formação que contempla cognição-postura-atitude.
Para construir a integração de toda a equipe e sua coesão no que concerne à Proposta Pedagógica da Escola, investimos maciçamente na formação continuada dos nossos profissionais, ao tempo em que fazemos das nossas Reuniões Psicopedagógicas espaços de reflexão e aprendizagem sobre o papel dos pais na continuidade do que é iniciado e transmitido na Escola.
Por fim, nesse espaço, as relações entre pais-professores-alunos e demais componentes da instituição são tecidas de modo a garantir o crescimento de nossos alunos no que diz respeito ao aprender e ao SER.