Se a ausência da escola em 2020 foi e está sendo difícil para todos, da Educação Infantil ao Ensino Médio, desafio maior tem se constituído para os alunos que estão concluindo esta última etapa da educação básica.
⠀
Para além de ter interrompido a convivência no ano de encerramento de sua vida escolar, o aluno do 3º ano do Ensino Médio se viu diante do desafio de lidar com todas as angústias, medos e ansiedades (positivas e negativas) deste ano, em que o Enem bate à porta, sem o apoio PRESENCIAL da Escola e dos colegas.
⠀
A ausência do cotidiano escolar, com sua rotina, organização e disciplina e as adaptações necessárias ao novo ambiente de estudos, em casa, tem exigido equilíbrio emocional e muita autonomia.
⠀
É, portanto, com muito prazer que temos constatado, dia após dia, que o acompanhamento próximo da nossa Equipe Pedagógica com os alunos e com as famílias tem sido bastante eficaz na superação destas dificuldades.
⠀
Os conteúdos curriculares seguem sendo ministrados com uma atenção especial em relação aos conteúdos abordados pelo Enem, bem como ao estilo de questões e requisitos por ele exigidos, enquanto educadores acompanham a sua apreensão pelos alunos.
⠀
É preciso considerar, no entanto, que este exame requer de cada aluno muito mais que conteúdos: é preciso ser capaz de resolver problemas a partir do repertório que cada um possui.
⠀
Ao definir as áreas de conhecimento, há uma clara opção metodológica pela trans e interdisciplinaridade, onde saber relacionar e contextualizar informações constitui-se num enorme diferencial!
⠀
Isto não é construído em um ano. É a essência de um trabalho educativo construído desde os primeiros anos da vida escolar, preparando-os de forma natural para a capacidade de analisar contextos, trazer questões para a vida prática e encontrar (e oferecer) respostas.
⠀
Esta é a nossa prática pedagógica. Isto é o nosso #JeitoMonteiroDeSer.